O sérvio Novak Djokovic após a vitória sobre o americano Learner Tien (Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

João Fonseca passa mal, mas vence na estreia do US Open

Esportes

Embora siga sem perder sets em estreias de Grand Slam, nenhuma outra foi mais dramática para João Fonseca do que a desta segunda-feira (25), no US Open. O brasileiro, de 19 anos e 45 do mundo, chegou a passar mal e vomitar no terceiro set. Ainda assim, derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic, de 25 e atual 42º do ranking. por 7/6 (3), 7/6 (5) e 6/3.

➡️ Djokovic quer treinar João Fonseca depois que se aposentar
➡️ Djokovic faz história com vitória no US Open

---- Continua após a publicidade ----

continua após a publicidade

Ao final da partida, o brasileiro disse estar realizando um sonho e agradeceu, mais uma vez, o apoio da torcida:

Kecmanovic começou a partida confirmando o serviço, e o carioca fez o mesmo em seguida. Sem breaks, o sérvio fez 3/2. No sexto game, o sérvio aproveitou o primeiro break da partida e, com um erro não-forçado de João Fonseca de esquerda, conquistou a quebra. O brasileiro, no game seguinte, desperdiçou dois breaks, e o rival abriu 5/2. O pupilo do técnico Guilherme Teixeira sacou em seguida e diminuiu a desvantagem para 5/3. João Fonseca não desanimou e, na sequência, devolveu a quebra, quando o rival sacou para fechar o set. Na sequência, o carioca sacou e empatou em 5/5. Dois games depois, o brasileiro sacou e levou a parcial para o tiebreak. O número 1 do Brasil abriu 3/0, mas o adversário empatou em 3/3. Com um erro do sérvio, o brasileiro fez 5/3. Dois games depois, o brasileiro fechou em 7/3.

Foi o quarto tiebreak que João Fonseca venceu em estreias de Grand Slams: os dois primeiros foram contra o russo Andrey Rublev (9º), no Aberto da Austrália, em janeiro,e outro contra o anfitrião Jacob Fearnley, em Wimbledon, em junho.

continua após a publicidade

Kecmanovic começou a segunda parcial com nova quebra, e João Fonseca deu o troco na sequência. Com um ace, o brasileiro fez 2/1. Com outro saque indefensável, o brasileiro fez 3/2. Dois games depois, o carioca fez 4/3. O número 1 do Brasil salvou um break no 4/4. O sérvio sacou em 5/6, e João Fonseca desperdiçou o primeiro set point da parcial. Mais uma vez, a decisão foi para o tiebreak. Dessa vez, Kecmanovic abriu 3/1 e 5/2. Com dois aces, o 45º do mundo encostou: 5/4. E, com um erro do rival, João Fonseca empatou em 5/5. Com uma ótima devolução que o rival mandou na rede, o brasileiro virou para 6/5. No ponto seguinte, após um belo rallie, João Fonseca fechou a parcial com um voleio.

O sérvio começou a terceira parcial confirmando o serviço, e o brasileiro fez o mesmo em seguida. Sem quebras, Kecmanovic fez 3/2, e o brasileiro fez o mesmo na sequência. Quando fez 3/3, João Fonseca pediu atendimento médico e, depois, chegou a vomitar. Mesmo assim, em seguida, o número 1 do Brasil quebrou o rival. O carioca sacou e fez 5/3. Com uma dupla-falta do adversário, João Fonseca fez história novamente.

continua após a publicidade

➡️ US Open destaca participação de João Fonseca
➡️ João Fonseca celebra 19 anos; relembre principais feitos

➡️ Bia Haddad estreia nesta terça no US Open: horário e onde assistir

João Fonseca não perdeu sets em estreias de Slam

O US Open, em Nova York, é o quarto Grand Slam seguido do brasileiro como profissional, todos na atual temporada. Nos três primeiros, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club, venceu as estreias sem ceder sets. Com destaque para a primeira rodada do Aberto da Austrália, em janeiro, quando conquistou a maior vitória na carreira até aqui, sua primeira contra um top 10, derrubando o russo Andrey Rublev (9º, vídeo abaixo).

Na segunda rodada, em mais um confronto inédito, o número 1 do Brasil enfrenta o tcheco Tomas Machac (22º), algoz do italiano Luca Nardi (83º).

Numa eventual terceira rodada, João Fonseca pode reencontrar o tcheco Jakub Mensik (16º), que o brasileiro derrotou na fase de grupos do NextGen Finals, em dezembro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Sérvio Miomir Kecmanovic é o atual 45º do mundo (Reprodução)

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.