JUPGQHR5KNB7VG2BPAVVMJE5K4.jpg?auth=0bd5367d98dca0ccac19e50df7b000e20d2d8e289e0be357d974ffc070e9d3a3&width=1920&quality=80

Checagem de fatos: Montagens simulam apoio de Zezé Di Camargo a Lula e impeachment de Moraes

Brasil

Posts nas redes sociais compartilham vídeos manipulados do cantor Zezé Di Camargo para simular que ele defendeu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e anunciou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026.

Nos conteúdos originais, publicados em seu perfil no Instagram, o artista não mencionou o político nem o magistrado.

---- Continua após a publicidade ----

“Zezé Di Camargo pede apoio nas redes para impeachment de Moraes”, diz uma postagem no Instagram.

“Zezé choca bolsonaristas e declara apoio a Lula em 2026”, afirma outra, que circula no Facebook.

4ATDLXCCYVB6TOUNJOJHRQTXRQ.png?auth=fdcd01f21f3b67bfba20765fcc2b0d25b62e7552c65fd73cc9c12202051b79dc&width=1200&quality=80

Reuters Image

VÍDEOS

Nas imagens manipuladas citando Moraes, Zezé aparece dizendo: “Povo abençoado do Brasil, a gente está quase lá. Faltam só 10 mil apoiadores pelo impeachment de Alexandre de Moraes nesse abaixo assinado. E eu sei que juntos nós conseguimos”.

O vídeo verdadeiro foi postado pelo cantor em sua conta no Instagram em 19 de novembro de 2024. Nele, o cantor agradeceu os fãs que compareceram ao seu cruzeiro e não mencionou Moraes ou um pedido de impeachment contra o magistrado.

Já na filmagem adulterada sobre Lula, Zezé afirma: “Com tudo o que está acontecendo no Brasil, eu parei e olhei no fundo da alma e entendi. O Lula e o Alexandre de Moraes, eles estão lutando como quem protege um grande amor, o Brasil. Em 2026, eu sou Lula”.

A gravação original também foi publicada no Instagram do cantor, mas em 22 de março deste ano. Nas imagens, ele desembarcou de uma aeronave em Uberlândia (MG) e convidou seus fãs para um show na cidade naquele dia.

Nos dois conteúdos, é possível identificar que se trata das mesmas imagens publicadas originalmente por Zezé devido ao cenário, às roupas e aos movimentos do artista nos registros — veja aqui a comparação com a montagem sobre Moraes e aqui com a de Lula.

A Reuters entrou em contato com a assessoria de imprensa do artista, mas não teve retorno até a publicação desta checagem. Ao UOL Confere, a equipe de Zezé disse que “o cantor não está mais falando sobre política”.

APOIO

Zezé não fez declarações públicas de apoio político recentemente. Em janeiro de 2023, ele disse à Folha de S.Paulo: “Não sou Bolsonaro, não sou Lula, sou o Brasil”.

Na campanha eleitoral de 2022, ele esteve em um evento no Palácio da Alvorada em apoio ao então presidente e candidato Jair Bolsonaro. Em 2002, Zezé participou da campanha de Lula à Presidência.

VEREDICTO

Alterado digitalmente. Os vídeos checados são montagens feitas a partir de imagens de Zezé Di Camargo publicadas em seu Instagram.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Envie sugestões de checagem via WhatsApp pelo número (11) 91599-9278. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui.

Our Standards: The Thomson Reuters Trust Principles.

  • Suggested Topics:
  • Checagem de fatos 

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.