O sérvio Novak Djokovic comemora a vitória sobre o americano Zachary Svajda no US Open (Foto: ANGELA WEISS / AFP)

João Fonseca desperdiça breaks e para na segunda rodada do US Open

Esportes

João Fonseca lutou, teve break points (4, ao todo) nos três sets, mas acabou se despedindo na segunda rodada do US Open nesta quarta-feira (27). Méritos para o tcheco Tomas Machac, de 24 anos e 22º do mundo, que fechou todas as portas para o brasileiro, na vitória por 7/6 (4), 6/2 e 6/3.

continua após a publicidade

---- Continua após a publicidade ----

➡️ João Fonseca manda recado após eliminação no US Open
➡️ Djokovic bate recorde de Federer com nova vitória no US Open

João Fonseca, de 19 anos, buscava igualar sua melhor campanha em Grand Slams, a terceira rodada, fase alcançada em Roland Garros e Wimbledon. Apenas no Aberto da Austrália que João Fonseca havia parado na segunda rodada.

➡️ Homenagem a Djokovic rende mudança em logomarca; entenda
➡️ Na raça, Bia Haddad vence a estreia no US Open

Nesta quarta, João Fonseca começou a partida com um ace. Sem quebras, o brasileiro fez 4/3. Na sequência, Machac confirmou e empatou novamente: 4/4. Machac, sacando em 4/5, salvou, com um ace, o primeiro break do jogo, que era um set point. A parcial foi para o tiebreak. Com um minibreak, o tcheco abriu 3/1 e 4/2. Mas, como uma passada incrível na paralela, de backhand, o brasileiro devolveu o minibreak e fez 3/4. João Fonseca errou um voleio de esquerda no ponto seguinte, e o rival fez 5/3. Depois, Machac fechou a parcial em 7/4 no tiebreak.

continua após a publicidade

No segundo game da parcial seguinte, o tcheco teve seus dois primeiros breaks na partida. O jovem carioca salvou o primeiro com um ace, e o segundo com um erro de voleio do adversário. Mas, nesse mesmo game, com um erro não-forçado de João Fonseca, Machac conquistou a primeira quebra do jogo e fez 2/0. No game seguinte, com ótimos primeiros saques, o tcheco salvou mais dois breaks e abriu 3/0. Dois games depois, fez 4/1. Sem ser ameaçado, o 21º favorito sacou para abrir 5/2. Não satisfeito, Machac conquistou nova quebra em seguida e fechou mais uma parcial.

O número 22 do mundo começou o terceiro set confirmando o serviço, e João Fonseca fez o mesmo em seguida. No terceiro game, o tcheco salvou mais um break. Sacando em 1/2, foi a vez do brasileiro salvar novo break. Porém, dois games depois, o carioca não resistiu e cedeu nova quebra. Em seguida, Machac abriu, novamente, 5/2. O número 1 do Brasil sacou na sequência e seguiu vivo na partida. Mas, no game seguinte, Machac aproveitou o segundo match-point e finalizou o jogo.

continua após a publicidade

Tal como o pupilo do técnico Guilherme Teixiera, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club, o tenista da República Tcheca venceu, em 2025, seu primeiro ATP. Se o brasileiro (o mais jovem do país a conquistar tal feito) triunfou em Buenos Aires, em fevereiro, o rival se sagrou campeão de Acapulco, na quadra rápida, mesmo piso do US Open (vídeo abaixo):

➡️Alcaraz é o tenista mais bem pago do mundo; veja lista

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Na terceira rodada em Nova York, o algoz do brasileiro deve duelar com Jakub Mensik, de 19 anos e 16º do mundo, que é favorito contra o francês Ugo Blanchet (184º). Em dezembro, João Fonseca derrotou o jovem tcheco na terceira rodada da fase de grupos do NextGen Finals, na Arábia Saudita, numa batalha de cinco tiebreaks.

João Fonseca buscava a sexta vitória contra top 30 em 2025

O carioca, de 19 anos, buscava a sexta vitória contra um top 30 na temporada.

Abaixo, as cinco primeiras:

Alejandro Davidovich Fokina (ESP, 18º) – segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati.

Hubert Hurkacz (POL, 28º) – Estreia de Roland Garros.

Ugo Humbert (FRA, 20º) – Segunda rodada do Masters 1000 de Miami.

Francisco Cerundolo (ARG, 28) – Final do ATP 250 de Buenos Aires.

Andrey Rublev (RUS, 9º) – Estreia do Aberto da Austrália.

➡️ Europeus reagem à partida de João Fonseca no US Open: ‘Fora de controle’

O tcheco Tomas Machac na vitória sobre o italiano Luca Nardi na estreia do US Open (Foto: AL BELLO/ AFP)

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.