Coordenação nacional da Pastoral da Criança em escuta às lideranças locais gaúchas

Coordenação nacional da Pastoral da Criança em escuta às lideranças locais gaúchas

Religião

Maria Inês Monteiro de Freitas ressaltou a importância da missão nos dias atuais, com “ações de evangelização a partir do cuidado com a vida”. Em visita à diocese de Erexim/RS, disse se tratar de uma experiência gratificante de escuta e partilha com as lideranças locais: “enquanto Coordenação Nacional, precisamos caminhar juntos com a liderança, que é a base de toda a missão, mantendo-os sempre animados e esperançosos”. Saiba como se tornar um líder local junto à Pastoral da Criança.

Vatican News

---- Continua após a publicidade ----

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas, e a coordenadora estadual, Nilva Canuto Libardi, estiveram na diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, na última semana. Elas participaram em 27 de agosto da assembleia eletiva e de planejamento local das atividades da Pastoral da Criança, no Auditório São José, com a participação dos coordenadores e equipes paroquiais e da coordenação diocesana, além do Pe. Jair Carlesso que conduziu uma reflexão sobre a missão da Pastoral da Criança. O encontro também foi uma oportunidade de avaliação completa dos trabalhos, resultados e desafios do último período de 3 anos. Os participantes foram convidados a indicar uma lista tríplice de nomes para o bispo diocesano nomear a coordenadora para o próximo período, para substituir a atual, Clari Cenci.

Na reflexão, o Pe. Jair Carlesso ressaltou que a Pastoral da Criança é um serviço à vida, alicerçado na Palavra de Deus e no Amor-caridade. A ação pastoral inspira-se em Jesus, o Bom Pastor, e se manifesta por meio do “cuidado” como um modo de ser essencial para com os mais vulneráveis. O horizonte da missão é a vida digna dos “pequenos”, que devem ser tratados como sujeitos de sua própria libertação, e não como objetos de assistencialismo. Conforme o projeto das novas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, todo esse trabalho deve ser realizado em sinodalidade, num “caminhar juntos” em comunhão, participação, escuta e diálogo para a realização permanente da missão.

A coordenadora nacional, Maria Inês, ressaltou a importância da missão nos dias atuais. Para ela, “nossas ações são de evangelização, a partir do cuidado com a vida, para que todos possam realmente ter vida plena”. Ela descreveu sua visita à diocese como uma experiência gratificante de escuta e partilha com as lideranças locais. “Enquanto Coordenação Nacional, precisamos caminhar juntos com a liderança, que é a base de toda a missão, mantendo-os sempre animados e esperançosos”, completou.


O encontro em nível local da Pastoral da Criança no final de agosto

Atuação da Pastoral da Criança em nível local                                                                                                                              

A Pastoral da Criança na diocese de Erexim iniciou os trabalhos em abril de 1985 e hoje celebra seus 40 anos de atuação. Está presente 26 comunidades de 6 paróquias. Por meio da dedicação dos 37 líderes voluntários, a pastoral acompanha diretamente o desenvolvimento de 435 crianças e 16 gestantes.

Como ser um líder ou fazer parte da Pastoral da Criança?

Para alguém se tornar um líder na Pastoral da Criança, o primeiro passo é procurar a secretaria e o pároco da sua paróquia. Ou entrar em contato com a Cúria Diocesana de Erexim. Pode acompanhar a pastoral no Facebook e Instagram, pelo perfil oficial @pastoraldacriancadioceseerexim. Em nível nacional, entre em contato pelo site oficial: pastoraldacrianca.org.br.

O candidato participa de uma capacitação específica para a missão. Nesta formação, o novo líder aprende a metodologia e recebe orientações sobre como proceder para realizar o seu trabalho na pastoral. Após essa formação, estará habilitado para iniciar o acompanhamento das famílias e crianças da sua comunidade, tornando-se um agente transformador. É fundamental ter o desejo de dedicar tempo e amor ao próximo.

O que é a Pastoral da Criança?

Fundada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns Neumann e por dom Geraldo Majella Agnelo, então arcebispo de Londrina, no Paraná, a Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB com a missão de promover o desenvolvimento integral de crianças, da gestação aos 6 anos, e de suas famílias, com foco em saúde, nutrição, educação e cidadania. A metodologia se baseia na solidariedade e na capacitação de líderes voluntários da própria comunidade, que acompanham e orientam as famílias, compartilhando o saber. Fundamentada na mística cristã que une fé e vida, a organização atua em todo o Brasil e em outros 11 países – Moçambique, Guiné-Bissau, Peru, Bolívia, Venezuela, Guatemala, República Dominicana, Colômbia, Benin, Haiti, Filipinas (Com informação e 3 fotos de Nelsir Luterek).

Colaboração: Pe. Antonio Valentini Neto da diocese de Erexim/RS



Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.