Guardiões da criação: crianças cuidam do planeta e trazem fé à vida

Guardiões da criação: crianças cuidam do planeta e trazem fé à vida

Religião

Em Tucumán, na Argentina, crianças estão vivendo a sua fé como guardiões da criação, plantando árvores, guiando seus colegas e aprendendo a cuidar do nosso planeta por meio do Movimento Laudato si’.

Movimento Laudato si’

---- Continua após a publicidade ----

Entre risadas e pequenas mãos escavando a terra, 85 crianças da província de Tucumán, no noroeste da Argentina, plantam árvores com alegria e propósito. Cada semente colocada no solo é mais do que uma planta — é um gesto de amor, cuidado e fé na criação que Deus confiou à humanidade. Ao lado delas, 70 crianças mais velhas, já certificadas como guardiãs desde o ano passado, orientam e incentivam as recém-chegadas, mostrando que essa missão é partilhada e que cada pequeno ato tem importância. Assim se abre um novo capítulo na história dos guardiões da criação.

Desde 2024, mais de 144 crianças descobriram que a fé não se celebra apenas nos sacramentos da Comunhão e da Crisma, mas se vive todos os dias no cuidado com a nossa casa comum. Atividades como plantar, reciclar e criar símbolos e desafios transformam-se em momentos alegres de participação e missão, ensinando às crianças que proteger a vida e o planeta é um ato de fé e de responsabilidade. Essa inspiradora iniciativa é conduzida por Daniel Reinoso, animador Laudato Si’, que cultivou esse projeto em sua paróquia.


Pequenos guardiões da criação participam de atividade do projeto.

Um dos momentos mais marcantes do ano foi a entrega do primeiro distintivo às crianças do segundo nível durante a Assembleia Federal da Ação Católica Argentina. A pomba e o louro, símbolos do Espírito Santo e da paz, reconheceram sua dedicação em acompanhar os novos aspirantes. Ver as crianças mais velhas tornarem-se mentoras — incentivando e apoiando as mais novas — enche a comunidade de esperança e orgulho. Essa caminhada culminará em 4 de outubro de 2025, festa de São Francisco de Assis, quando as crianças receberão sua certificação oficial.

A visão é clara: cada geração continuará crescendo como guardiões da criação, semeando amor, cuidado e proteção pela nossa casa comum. Por meio de sua fé em ação, esses jovens guardiões inspiram um legado de esperança e responsabilidade que florescerá em cada coração, geração após geração.

O grupo de guardiões da criação em Tucumán, na Argentina.

O grupo de guardiões da criação em Tucumán, na Argentina.

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.