Victoria Mboko supera Naomi Osaka em Montreal pelo 1º título do WTA

Victoria Mboko supera Naomi Osaka em Montreal pelo 1º título do WTA

Esportes

MONTREAL-O adolescente canadense Victoria Mboko completou uma corrida dos sonhos ao título do National Bank Open na noite de quinta-feira, superando um começo lento para vencer a estrela japonesa Naomi Osaka por 2-6, 6-4, 6-1.

Mboko, de 18 anos, que saltará de 85 para 25 no mundo, ganhou seu primeiro título da WTA Tour e ingressou na Faye Urban em 1969 e Bianca Andreescu em 2019 como os únicos canadenses a vencer o evento em casa na era aberta.

Mboko caiu de joelhos depois que Osaka disparou um tiro na rede quando uma casa estridente cheia de aplausos em torno da quadra central. O vencedor correu para abraçar sua família e treinadores na caixa da corte.

“Quando tive esse momento de ganhar e ver tantas pessoas em pé e aplaudindo por mim, foi uma experiência surreal”, disse Mboko, que nasceu em Charlotte, Carolina do Norte, para concorrer pais e crescer em Toronto. “Eu nunca teria pensado que algo assim teria acontecido de repente. Apenas prova que seus sonhos estão mais próximos do que eles (parecem)”.

A multidão era tão turbulenta que o árbitro pediu repetidamente aos fãs que “fiquem quietos durante os pontos”.

“Foi uma semana incrível aqui em Montreal”, disse Mboko à multidão, acrescentando “eu te amo!” em francês.

Após a partida, quando a multidão aplaudiu Osaka com alguns gritos misturados, ela disse: “Obrigado, eu acho”, e não parabenizou Mboko. Osaka mais tarde se recusou a falar com a mídia.

Houve 13 intervalos de serviço em 25 jogos, com o MBOKO convertendo oito dos nove pontos de interrupção. E ela fez isso com um pulso rígido e inchado que era “difícil de se mover”.

Depois de ficar difícil no início da quarta-feira no terceiro set nas semifinais, o Mboko acordou quinta-feira de manhã e correu para o hospital por raios-X e uma ressonância magnética, mas acabou recebendo luz verde para tocar.

“Hoje foi um dia tão agitado”, disse Mboko, que frequentemente sacudiu o pulso com desconforto visível. “Parece inacreditável agora. Quero dizer, as palavras não podem realmente descrever como foi hoje.

“Há alguns momentos em que isso estava me agravando muito, mas sinto que foi a final. Fiquei dizendo para mim mesmo: ‘Você tem mais um para ir'”.

Com o pulso embrulhado em um curativo, Mboko acumulou 13 falhas duplas e a velocidade de seus primeiros serve mergulhados.

Ela venceu quatro grandes campeões no evento de quadra dura, roteando Coco Gauff por 6-1, 6-4 e também superando Osaka, Sofia Kenin e Elena Rybakina.

Osaka, a quatro vezes campeã do Grand Slam que alcançou o primeiro lugar no mundo, teve seu melhor desempenho em um torneio WTA 1000 desde que também chegou à final de Miami em 2022. Ela se afastou por 15 meses no final da temporada e teve a filha Shai em 2023 de julho. Ela está sem vitória desde o 2021 Australian Open.

Mboko é o terceiro curinga a ganhar um evento pelo título WTA 1000, após Maria Sharapova em Cincinnati em 2011 e Andreescu no Indian Wells em 2019. Ela também é a segunda jogadora mais baixa a vencer um título WTA 1000 ou Tier-1 desde que a categoria Tier-1 começou em 1990.

A Associated Press e a ESPN Research contribuíram para este relatório.

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *