Dois anos após a ordenação sacerdotal do primeiro moçambicano da Sociedade do Verbo Divino, evento que decorreu no norte de Moçambique, a cidade da Beira testemunhou no domingo, 17 de agosto, a ordenação do segundo verbita, o Padre Albertino Raimundo Molde.
Rogério Maduca – Beira, Moçambique
---- Continua após a publicidade ----
A Paróquia São Francisco Xavier – Ndunda, acolheu a celebração que foi presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Claudio Dalla Zuanna, concelebraram vários sacerdotes na sua maioria verbitas, com destaque para o Delegado do Superior Geral, Padre Erick.
Segundo Dom Claudio, Jesus oferece à Igreja sacerdotes para serem peregrinos, caminhando junto com os fiéis, dando forças e administrando as graças de Deus.
Para o Superior dos verbitas em Moçambique, Irmão Moacir José, esta ordenação significa que os verbitas estão a colher frutos nesta terra, um evento que marca o encerramento das celebrações dos 150 anos da Congregação.
Na ocasião, a Conferência dos Institutos Religiosos em Moçambique, representada pela Irmã Lola, encorajou o neo-ordenado e comprometeu-se em rezar pelo seu ministério.
Por seu turno, o recém-ordenado Padre, depois de agradecer aos que colaboraram no seu percurso, especialmente a Deus pelo chamamento, sublinhou que irá servir a Igreja com humildade e dedicação.
Em representação dos Leigos Associados à Congregação do Verbo Divino (LACVERD), Paula Novela, disse que a ordenação de mais 1 moçambicano é um momento de festa e crescimento.
Em Moçambique desde 1997, a Sociedade do Verbo Divino prevê ordenar no próximo ano mais 2 moçambicanos, e estão em formação nos diferentes Seminários mais de 10 seminaristas. Trabalham no país mais de 20 verbitas, nas Arquidioceses da Beira e Maputo e diocese de Nacala.