Adidas acusada de apropriação cultural pelo México sobre o novo design de calçados | Notícias de negócios e economia

Adidas acusada de apropriação cultural pelo México sobre o novo design de calçados | Notícias de negócios e economia

Politica

Autoridades mexicanas dizem que a gigante do esporte levou uma idéia de design da comunidade indígena no estado de Oaxaca do sul do país.

O governo do México está buscando uma compensação da Adidas, acusando a gigante da apropriação cultural para o lançamento de um novo design de calçados, surpreendentemente semelhante aos calçados indígenas tradicionais conhecidos como Huaraches.

O novo slip-on de Oaxaca da Adidas foi criado pelo estilista dos Estados Unidos Willy Chavarria, que tem herança mexicana.

Mas o calçado atraiu uma forte reação dos funcionários do estado de Oaxaca, no sul do México, que dizem que nenhuma autorização foi dada pela comunidade indígena, na vila de Villa de Hidalgo Yalalag, por trás do design original.

“É propriedade intelectual coletiva. Deve haver compensação. A lei do patrimônio deve ser cumprida”, disse o presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante sua entrevista coletiva regular na sexta -feira.

“As grandes empresas geralmente tomam produtos, idéias e designs de comunidades indígenas”, disse Sheinbaum.

“Estamos olhando para a parte legal para poder apoiá -los”, disse ela.

O governo disse que os representantes da Adidas concordaram em se reunir com as autoridades de Oaxaca.

O subsecretário de desenvolvimento cultural do México, Marina Nunez Bespalova, à direita, ao lado da Presidente Claudia Sheinbaum, à esquerda, em uma entrevista coletiva para condenar a Adidas e o designer dos EUA Willy Chavarria na Cidade do México, México, em 8 de agosto de 2025 (Lançamento/Presidência do Mexico via Reuters)

Em uma carta pública à Adidas, o governador do estado de Oaxaca, Salomon Jara Cruz, criticou o design da empresa – que tem uma sola de tênis coberta com o tecido de sandálias de Huarache – dizendo que “inspiração criativa” não é uma justificativa válida para o uso de expressões culturais que “fornecem identidade às comunidades”.

“A cultura não é vendida, é respeitada”, disse ele.

O MEXICAN NEWSTLET SUPREMO DISSE O INSTITUTO NACIONAL DE POPULOS INDÍGENS do país lançará um desafio legal sobre o design da Adidas e perguntou aos seguidores nas mídias sociais: “Você vai comprá -los?”

Tradução: O governo do México defende a propriedade intelectual indígena, contra a conhecida marca Adidas. O INPI desafiará legalmente o uso inadequado do design tradicional de huaraches originários de Villa Hidalgo Yalalag, Oaxaca. Você vai comprá -los?

A controvérsia é a mais recente instância de autoridades mexicanas denunciando grandes marcas de roupas ou designers usando arte indígena não autorizada ou desenhos da região, com queixas anteriores levantadas sobre Juggernaut Shein, Zara da Espanha e os rótulos de ponta-de-ponta Carolina Herrera e Louis Vuitton.

A vice -ministra da cultura do México, Marina Nunez, confirmou que a Adidas havia contatado autoridades de Oaxacan para discutir “a restituição às pessoas que foram plagiadas”.

Nem a Adidas nem o designer Chavarria, que nasceram nos EUA em uma mãe irlandesa-americana e um pai mexicano-americano, responderam imediatamente aos pedidos de comentários dos repórteres.

Chavarria já havia dito à Sneaker News que pretendia celebrar sua herança cultural através de seu trabalho com a Adidas.

“Estou muito orgulhoso de trabalhar com uma empresa que realmente respeita e eleva a cultura da maneira mais verdadeira”, disse ele.

O artesanato é uma linha de vida econômica crucial no México, fornecendo empregos para cerca de meio milhão de pessoas em todo o país. O setor é responsável por aproximadamente 10 % do produto interno bruto (PIB) de estados como Oaxaca, Jalisco, Michoacan e Guerrero.

Para Viridiana Jarquin Garcia, criadora e fornecedora da Huaraches na capital de Oaxaca, os sapatos da Adidas eram uma “cópia barata” do tipo de trabalho que os artistas mexicanos levam tempo e cuidam de criar.

“A arte está sendo perdida. Estamos perdendo nossa tradição”, disse ela em frente ao seu pequeno estande de sapatos de couro.

Sandálias conhecidas como "Huaraches" são exibidos para venda em um mercado em Oaxaca, México, sexta -feira, 8 de agosto de 2025. (AP Photo/Luis Alberto Cruz)
Sandálias conhecidas como ‘Huaraches’ são exibidas para venda em um mercado em Oaxaca, México, em 8 de agosto de 2025 (Luis Alberto Cruz/AP Photo)



Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *