TORONTO-Ben Shelton venceu o Banco Nacional Open na noite de quinta-feira pelo terceiro e maior título de sua jovem carreira na noite de quinta-feira, com a derrota de Karen Khachanov, da Rússia por 6-7 (5), 6-4, 7-6 (3).
Shelton, de 22 anos, semeado em quarto lugar, tornou-se o primeiro vencedor americano no evento Hard-Court do Masters 1000 desde Andy Roddick em 2003. Shelton também venceu no Hard Courts em Tóquio em 2023 e em Clay em Houston no ano passado.
---- Continua após a publicidade ----
Shelton também é o mais jovem americano a ganhar qualquer título de Masters 1000 desde que Roddick venceu Miami em 2004, quando tinha 21 anos, de acordo com a ESPN Research.
“É uma sensação surreal”, disse Shelton. “Foi uma semana longa, não é um caminho fácil para a final. Meu melhor tênis saiu quando mais importava. Eu estava embreando, perseverei, fui resiliente. Todas as qualidades que gosto de ver em mim mesmo”.
Shelton subirá um lugar para um sexto lugar na carreira no mundo. Ele venceu Khachanov uma noite depois de superar Taylor Fritz por 6-4, por 6-3, em uma partida da semifinal americana.
O vencedor teve sete de seus 16 ases no terceiro set e terminou a partida ao ganhar 14 pontos consecutivos no saque.
Khachanov, de 29 anos, tem sete vitórias na carreira-tudo em tribunais difíceis. Nas semifinais, ele sobreviveu a um ponto de partida em outro tiebreaker do terceiro set, contra Alexander Zverev, com as principais sementes.
Jannik Sinner-o vencedor de 2023 em Toronto-e o número 2 Carlos Alcaraz pulou o evento expandido enquanto preparava o US Open.
Julian Cash e Lloyd Glasspool venceram a final de duplas em inglês, salvando quatro match points em uma vitória por 6-3, 6-7 (5), 13-11 sobre Joe Salisbury e Neal Skupski. Os campeões de Wimbledon, em segundo lugar, venceram 19 partidas seguidas.