O The New York Times não publicou uma reportagem afirmando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está desconfiando do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e solicitou a abertura de uma investigação contra ele, como diz um vídeo nas redes sociais.
Não há nenhuma matéria com as supostas informações no site do jornal norte-americano.
---- Continua após a publicidade ----
“Segundo o respeitado jornal americano The New York Times, Donald Trump está começando a desconfiar que foi manipulado pelo próprio Eduardo Bolsonaro. Fontes do jornal revelam que Trump pediu ao secretário de Relações Exteriores, Marco Rubio, uma investigação profunda sobre tudo o que Eduardo anda falando sobre o Brasil e sobre o presidiário Jair Bolsonaro”, afirma o conteúdo, que circula no Facebook.

Reuters Image
“A bomba é que já chegou aos ouvidos de Trump que muitas das histórias contadas por Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo são falsas, distorcidas e montadas para enganar (…). Se as suspeitas se confirmarem, Trump pode até mandar deportar Eduardo Bolsonaro e cancelar o visto do patriota que traiu o próprio país”, diz o vídeo.
O post checado foi publicado na noite de domingo. Até a tarde desta terça-feira, não existia no site do New York Times nenhuma reportagem com tais informações.
A última notícia publicada pelo jornal que menciona Eduardo é do dia 20 e aborda o documento com um pedido de asilo político na Argentina encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“O filho (de Bolsonaro), Eduardo Bolsonaro, visitou a Casa Branca diversas vezes nos últimos meses para buscar a intervenção dos EUA no caso do pai”, diz a matéria.
Também não há informações sobre a suposta investigação contra Eduardo em veículos da imprensa internacional e nacional.
O conteúdo começou a circular após a PF indiciar Bolsonaro e Eduardo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado de Direito. A polícia diz que ambos tentaram interferir no processo em que Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado por meio da atuação do deputado nos EUA, onde ele está desde março.
VEREDICTO
Falso. O The New York Times não publicou uma reportagem dizendo que Trump pediu uma investigação sobre Eduardo Bolsonaro.
Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Envie sugestões de checagem via WhatsApp pelo número (11) 91599-9278. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui.
Our Standards: The Thomson Reuters Trust Principles.
- Suggested Topics:
- Checagem de fatos

