Um vídeo que circula no Facebook diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que dará asilo político ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, caso os Estados Unidos tentem invadir o país. No entanto, Lula nunca deu essa declaração publicamente, e a Secretaria de Comunicação Social do governo federal negou a veracidade da alegação.
“Lula dará asilo político ao criminoso Nicolás Maduro caso os Estados Unidos tentem invadir a Venezuela. Em tom desafiador, disse que não permitirá que Donald Trump comande a América do Sul e que protegerá Maduro a qualquer custo, colocando o Brasil no epicentro de uma crise diplomática”, diz a narração do vídeo.
---- Continua após a publicidade ----
Reuters Image
Não há registros na imprensa de que Lula tenha oferecido asilo político a Maduro ou dito que o protegerá dos EUA. Procurada, a Secom afirmou que “o conteúdo é falso” e que “não houve nenhuma declaração do presidente Lula nesse sentido”.
Parte dos posts checados tem o nome de uma conta no TikTok que compartilhou o conteúdo em 14 de agosto — foi a versão mais antiga localizada pela Reuters.
O material está sinalizado com o selo de gerado por inteligência artificial. O perfil publica uma série de vídeos com alegações inventadas ou que distorcem fatos, como um que diz que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou um pedido de impeachment do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Na realidade, Nikolas fez essa ameaça em uma publicação no X ao comentar uma notícia sobre a recusa de Alcolumbre de pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas não protocolou a medida até o momento.
EUA
A Reuters noticiou nesta semana que os EUA enviaram embarcações militares à costa da Venezuela com o objetivo declarado de combater cartéis de drogas latino-americanos, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto. Uma delas disse que as ações devem ocorrer em espaço aéreo e marítimo internacionais.
Também neste mês, o governo dos EUA aumentou de US$25 milhões para US$50 milhões a recompensa por informações que levem à captura de Maduro, acusando o venezuelano de colaborar com cartéis de drogas que classificam como organizações terroristas globais.
Sem mencionar os navios de guerra, Maduro afirmou que se trata de uma “ameaça bizarra e absurda de um império em declínio”. Ele nega as acusações de envolvimento com o narcotráfico.
Também sem citar diretamente qualquer incidente, Lula afirmou nesta sexta-feira que países ricos usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar a soberania de outras nações.
(Texto reeditado em 22 de agosto de 2025 para inclusão de link para a versão arquivada do post checado no segundo parágrafo.)
VEREDICTO
Falso. Não há qualquer anúncio público de Lula sobre conceder asilo político a Maduro, e o governo federal negou a alegação.
Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Envie sugestões de checagem via WhatsApp pelo número (11) 91599-9278. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui.
Our Standards: The Thomson Reuters Trust Principles.
- Suggested Topics:
- Checagem de fatos