ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A nova versão do seriado “Mundo da Lua”, um clássico infantil da TV Cultura, não tem tido bons resultados de audiência. Na TV e na internet, os números são abaixo do esperado pelo canal público mantido pela Fundação Padre Anchieta.
---- Continua após a publicidade ----
Na Grande São Paulo, segundo dados de audiência obtidos pela coluna, os episódios exibidos na noite de sábado estão alcançando médias de 0,5 ponto. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores na capital paulista.
No YouTube, onde os episódios estão sendo disponibilizados, a série tem um resultado muito baixo. O primeiro tem cerca de 180 mil visualizações. Os outros sequer passaram de 30 mil. O terceiro episódio, por exemplo, tem apenas 12 mil, até a última atualização desta reportagem.
A série tem um alto custo para os padrões atuais do audiovisual. “Mundo da Lua” tem aporte total de R$ 36 milhões. São R$ 1,5 milhão de custo por episódio. Ao todo, serão 24 capítulos divididas em duas temporadas de 12.
A TV Cultura espera retornar esse valor com patrocinadores e licenciamento para streaming. Ainda há negociações para que ela entre em uma plataforma.
Passados 34 anos após a série original, a história apresenta Lucas Silva e Silva, agora piloto de avião e interpretado por Marcelo Serrado, casado com Isabela (Pathy Dejesus) e pai de Emília (Sabrina Souza), que virou a protagonista infantil do projeto.
Luciano Amaral, intérprete de Lucas Silva e Silva nos anos 1990, está fora. Segundo Luciano afirmou para a coluna, a TV Cultura não lhe ofereceu um valor justo para fazer parte das gravações.
“A proposta feita ficou bem abaixo do que e praticado hoje no mercado e, durante as negociações, a produção resolveu seguir por um caminho diferente, sem a minha participação, como vem sendo divulgado”, disse.
Para a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, a TV Cultura diz que Luciano pediu três vezes mais do que era negociado. Luciano ironizou a afirmação em uma postagem no Instagram, dizendo que apenas pediu o valor praticado por outras produções.