Em MG, Lula anuncia medidas para beneficiar povos tradicionais

Em MG, Lula anuncia medidas para beneficiar povos tradicionais

Politica

O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (24) medidas para o fortalecimento de políticas públicas para populações tradicionais e vulneráveis de todo o Brasil.

Lula esteve na região do Vale do Jequitinhonha, na cidade de Minas Novas, em Minas Gerais.

“Hoje eu venho aqui, muito tempo depois, fazer uma outra coisa que eu acho mais sagrada. Reconhecer os saberes do povo dessa região. Reconhecer o valor dos indígenas. Reconhecer o valor dos quilombolas. Reconhecer os valores das mulheres. Reconhecer os valores daquelas pessoas que trabalham de sol a sol para construir a sua própria vida, a cidade e a região. E venha anunciar um quilombo para, ou um instituto para um quilombo”.

Entre os destaques estão os investimentos em desenvolvimento regional, em igualdade racial, em direitos humanos e, principalmente, em educação, com a construção de 249 novas escolas para comunidades indígenas e quilombolas, com investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão do Novo PAC. Também estão previstas 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye’Kwana.

O presidente reforçou a importância das políticas públicas de inclusão educacional para transformar realidades historicamente marcadas pela exclusão.

“Que uma pessoa pobre possa estudar nesse país, que uma quilombola possa ser doutora, possa fazer mestrado, possa fazer pós-graduação e possa ser o que quiser.”

Nesta quinta-feira, também foram assinadas as portarias da Política Nacional de Educação Escolar Indígena e do Campo. Além de ações para valorização dos saberes tradicionais, como o Programa Escola Nacional Nego Bispo e a criação da moradia estudantil do Campus Quilombo Minas Novas, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

O evento contou com a participação de ministros, parlamentares e lideranças sociais.

*Com a colaboração de Gabriel Corrêa.


Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *