Enquanto a rebelião boxeadora roubou manchetes de seu oeste selvagem, Buffalo Bill colocou o confronto em seu show

Enquanto a rebelião boxeadora roubou manchetes de seu oeste selvagem, Buffalo Bill colocou o confronto em seu show

Histórias

Recrescente de roubar a diligência de Deadwood, os artistas de Sioux do oeste selvagem de Buffalo Bill se transformaram em roupas chinesas de ajuste solto e anexavam longas tranças únicas nas costas de suas cabeças, imitando as roupas e penteados dos boxeadores e depois se rebelando no meio do mundo. Assim, o cenário estava preparado para os “Orientais Ocidentais” para homem uma parede e defender sua posição contra os reencenadores do Exército dos EUA em uma cena disputada no “resgate at Pekin” de Cody.

Pittsburgh foi a cidade anfitriã hoje no final de maio de 1901, e a multidão da cidade grande não decepcionou. À medida que a ação se desenrolava, os espectadores pisaram os pés com tanta força que enviarem vibrações através da arquibancada. Durante a cena climática, quando os reencenadores do Exército escalaram a parede artificial, o rugido jingoístico dos membros da platéia inchou a intensidade de lança de ouvido, e eles surgiram sobre os trilhos para se juntarem a artistas no chão da arena.

O drama retratou eventos reais da rebelião boxer em andamento de 1899-1901. Emergindo como uma resposta violenta ao aumento da incursão estrangeira na China, os boxeadores (apelidados de suas habilidades de artes marciais, embora oficialmente conhecidas como Sociedade de punhos justos e harmoniosos) procuraram erradicar todos os sinais de progresso moderno (ferrovias, linhas de telégrafo, etc.) e chamado de liquidaton dos estrangeiros, principalmente missionários (e conversos chineses.

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Em 20 de junho de 1900, os boxeadores cercaram embaixadas estrangeiras no bairro de Pequim (atual Beijing), prendendo dentro de suas paredes quase 500 civis estrangeiros, 400 militares e 3.000 cristãos chineses. Cinquenta e cinco dias após o cerco oito nações, incluindo os Estados Unidos, enviaram cerca de 20.000 soldados para aliviar o cerco. Na batalha naquela época, 14 e 15 de agosto, eles derrotaram os boxeadores e depois dividiram a capital em zonas de ocupação, enviando incursões punitivas ocasionais para o campo. Até 7 de setembro de 1901, os representantes das Nações Aliadas e do Império Qing da China assinaram o protocolo Boxer, encerrando oficialmente a rebelião.

Sempre o experiente showman, Cody foi rápido em fazer uma correlação entre os boxeadores e os índios americanos. Como os rebeldes resistiram à incursão estrangeira, ele argumentou, os índios das planícies haviam resistido à maré para o oeste do assentamento anglo, cortando linhas de telégrafo, atacando equipes de ferrovia e lutando contra soldados americanos. Alimentados pela ideologia supersticiosa, os boxeadores acreditavam que poderiam induzir espíritos a entrar em seus corpos e torná -los invulneráveis a balas, assim como as planícies dos adeptos indianos do movimento de “dança fantasma” acreditavam que suas camisas cerimoniais os protegeriam. O último movimento terminou em tragédia em 29 de dezembro de 1890, com a batalha que virou massacre no joelho ferido, SD, quase terminando as guerras indianas americanas.

Buffalo Bill era um defensor do autêntico, sempre que possível empregar soldados reais, cowboys e índios se apresentando com armas reais. Mas, como ele não tinha acesso a boxeadores reais, o dever caiu para os Sioux já no emprego de Cody. Eles eram perfeitos para o papel, um Nova York Sun. O repórter brincou, pois estava “acostumado a morrer” em cada show. “Eles morrem no Cowboy Battles sobre o vagão emigrantes, e morrem novamente na perseguição do treinador de Morto”, escreveu ele. “Eles não fizeram objeção a … morrer a morte dos boxeadores este ano.” UM Sol da noite de Nova York O repórter observou, a língua na bochecha: “Alguns deles pareciam um pouco doentes à sua maquiagem chinesa, mas se mantiveram inteiramente na paisagem, recusaram -se positivamente a escalpar um único membro das forças aliadas e nem sequer se entregaram a o fantasma de um giro de guerra”.

Os índios americanos estavam participando há muito tempo em promoções para o oeste selvagem, que pediu aos potenciais compradores de ingressos que viessem a “Horda dos índios Arapaho, Cheyenne e Sioux” (embora depois de convencer o infame hunkpapa lakota líder sentado em tour com o tour em 1885, o Cody tenha contratado apenas Sioux, desde o touro de 1885. Por que os índios das planícies que haviam resistido violentamente à “incursão estrangeira” concordaram em se apresentar nos shows do oeste selvagem? Para iniciantes, os que trabalham para a Buffalo Bill ganharam um salário decente, enquanto as perspectivas de emprego nas reservas e ao redor das reservas eram limitadas. Além disso, a sala, a prancha e as viagens eram gratuitas. Finalmente, as famílias imediatas dos artistas foram bem -vindas a se juntar a eles em turnê.

No verdadeiro 1899-1901, os insurgentes chineses de 1899-1901 (foto acima no cativeiro dos EUA) cercaram as embaixadas estrangeiras em Pequim (atual Pequim). Na versão de eventos de Buffalo Bill, os Cowboys fantasiaram quando os soldados americanos retomaram as paredes da cidade dos artistas de Sioux vestidos em sedas chinesas e tranças de pino. (Biblioteca do Congresso)

No outono de 1900, desenhado como tantos americanos pelos dramáticos eventos na China, Cody propôs a seu gerente teatral, Nate Salsbury, que eles incorporam uma reencenação da vitória aliada sobre os boxeadores na próxima temporada do oeste selvagem. A dupla juntou a cabeça e criou “o resgate em Pekin”.

Em 2 de abril de 1901, na noite de abertura, eles estrearam o espetáculo com tema chinês no Madison Square Garden, em Nova York. Depois de uma quinzena, Cody pegou o show na estrada e, quando a temporada terminou no final de outubro, a trupe se apresentou em arenas do norte de Nova York ao sul e em grande parte do Centro -Oeste. Em 1902, com poucas mudanças no programa, Cody e Company se apresentaram para o público na metade ocidental do país.

Os shows duas vezes ao dia foram um empate enorme, atraindo em média cerca de 20.000 a 30.000 clientes, sem contar aqueles que se afastaram no portão. O público geralmente excedia a população das cidades anfitriões, enquanto pessoas de áreas circundantes empacotavam as arquibancadas. A edição de 4 de junho da Pensilvânia’s Lendo Herald relataram que as multidões começaram a se reunir no início da manhã, ao Showtime se transformando em uma “grande massa amontoada”.

Enquanto a batalha entre os boxeadores e os soldados marcou a grande final de cada apresentação, Cody e Salsbury não pouparam despesas. “Era de fato um empreendimento enorme e caro”, escreve o autor John R. Haddad, “exigindo 100 cavalos, grandes quantidades de pólvora e explosivos, os mais recentes em canhões e armas de fogo e, claro, a enorme parede de Pequim que apareceu majesticamente sobre uma extremidade da arena”. O elenco sozinho, incluindo os “boxeadores” de Sioux trançado, numerados 500.

O desempenho não tinha nada. Se foi autenticamente fundido ou preciso em todos os detalhes, não tinha nada. Cody e Company eram, acima de tudo, artistas, e se vestidos em Buckskins ocidentais ou sedas chinesas, raramente decepcionavam as massas amontoadas.

Este artigo apareceu originalmente na edição da primavera de 2024 da Oeste selvagem revista.

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