Recrescente de roubar a diligência de Deadwood, os artistas de Sioux do oeste selvagem de Buffalo Bill se transformaram em roupas chinesas de ajuste solto e anexavam longas tranças únicas nas costas de suas cabeças, imitando as roupas e penteados dos boxeadores e depois se rebelando no meio do mundo. Assim, o cenário estava preparado para os “Orientais Ocidentais” para homem uma parede e defender sua posição contra os reencenadores do Exército dos EUA em uma cena disputada no “resgate at Pekin” de Cody.
Pittsburgh foi a cidade anfitriã hoje no final de maio de 1901, e a multidão da cidade grande não decepcionou. À medida que a ação se desenrolava, os espectadores pisaram os pés com tanta força que enviarem vibrações através da arquibancada. Durante a cena climática, quando os reencenadores do Exército escalaram a parede artificial, o rugido jingoístico dos membros da platéia inchou a intensidade de lança de ouvido, e eles surgiram sobre os trilhos para se juntarem a artistas no chão da arena.
O drama retratou eventos reais da rebelião boxer em andamento de 1899-1901. Emergindo como uma resposta violenta ao aumento da incursão estrangeira na China, os boxeadores (apelidados de suas habilidades de artes marciais, embora oficialmente conhecidas como Sociedade de punhos justos e harmoniosos) procuraram erradicar todos os sinais de progresso moderno (ferrovias, linhas de telégrafo, etc.) e chamado de liquidaton dos estrangeiros, principalmente missionários (e conversos chineses.
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Em 20 de junho de 1900, os boxeadores cercaram embaixadas estrangeiras no bairro de Pequim (atual Beijing), prendendo dentro de suas paredes quase 500 civis estrangeiros, 400 militares e 3.000 cristãos chineses. Cinquenta e cinco dias após o cerco oito nações, incluindo os Estados Unidos, enviaram cerca de 20.000 soldados para aliviar o cerco. Na batalha naquela época, 14 e 15 de agosto, eles derrotaram os boxeadores e depois dividiram a capital em zonas de ocupação, enviando incursões punitivas ocasionais para o campo. Até 7 de setembro de 1901, os representantes das Nações Aliadas e do Império Qing da China assinaram o protocolo Boxer, encerrando oficialmente a rebelião.
Sempre o experiente showman, Cody foi rápido em fazer uma correlação entre os boxeadores e os índios americanos. Como os rebeldes resistiram à incursão estrangeira, ele argumentou, os índios das planícies haviam resistido à maré para o oeste do assentamento anglo, cortando linhas de telégrafo, atacando equipes de ferrovia e lutando contra soldados americanos. Alimentados pela ideologia supersticiosa, os boxeadores acreditavam que poderiam induzir espíritos a entrar em seus corpos e torná -los invulneráveis a balas, assim como as planícies dos adeptos indianos do movimento de “dança fantasma” acreditavam que suas camisas cerimoniais os protegeriam. O último movimento terminou em tragédia em 29 de dezembro de 1890, com a batalha que virou massacre no joelho ferido, SD, quase terminando as guerras indianas americanas.
Buffalo Bill era um defensor do autêntico, sempre que possível empregar soldados reais, cowboys e índios se apresentando com armas reais. Mas, como ele não tinha acesso a boxeadores reais, o dever caiu para os Sioux já no emprego de Cody. Eles eram perfeitos para o papel, um Nova York Sun. O repórter brincou, pois estava “acostumado a morrer” em cada show. “Eles morrem no Cowboy Battles sobre o vagão emigrantes, e morrem novamente na perseguição do treinador de Morto”, escreveu ele. “Eles não fizeram objeção a … morrer a morte dos boxeadores este ano.” UM Sol da noite de Nova York O repórter observou, a língua na bochecha: “Alguns deles pareciam um pouco doentes à sua maquiagem chinesa, mas se mantiveram inteiramente na paisagem, recusaram -se positivamente a escalpar um único membro das forças aliadas e nem sequer se entregaram a o fantasma de um giro de guerra”.
Os índios americanos estavam participando há muito tempo em promoções para o oeste selvagem, que pediu aos potenciais compradores de ingressos que viessem a “Horda dos índios Arapaho, Cheyenne e Sioux” (embora depois de convencer o infame hunkpapa lakota líder sentado em tour com o tour em 1885, o Cody tenha contratado apenas Sioux, desde o touro de 1885. Por que os índios das planícies que haviam resistido violentamente à “incursão estrangeira” concordaram em se apresentar nos shows do oeste selvagem? Para iniciantes, os que trabalham para a Buffalo Bill ganharam um salário decente, enquanto as perspectivas de emprego nas reservas e ao redor das reservas eram limitadas. Além disso, a sala, a prancha e as viagens eram gratuitas. Finalmente, as famílias imediatas dos artistas foram bem -vindas a se juntar a eles em turnê.
No outono de 1900, desenhado como tantos americanos pelos dramáticos eventos na China, Cody propôs a seu gerente teatral, Nate Salsbury, que eles incorporam uma reencenação da vitória aliada sobre os boxeadores na próxima temporada do oeste selvagem. A dupla juntou a cabeça e criou “o resgate em Pekin”.
Em 2 de abril de 1901, na noite de abertura, eles estrearam o espetáculo com tema chinês no Madison Square Garden, em Nova York. Depois de uma quinzena, Cody pegou o show na estrada e, quando a temporada terminou no final de outubro, a trupe se apresentou em arenas do norte de Nova York ao sul e em grande parte do Centro -Oeste. Em 1902, com poucas mudanças no programa, Cody e Company se apresentaram para o público na metade ocidental do país.
Os shows duas vezes ao dia foram um empate enorme, atraindo em média cerca de 20.000 a 30.000 clientes, sem contar aqueles que se afastaram no portão. O público geralmente excedia a população das cidades anfitriões, enquanto pessoas de áreas circundantes empacotavam as arquibancadas. A edição de 4 de junho da Pensilvânia’s Lendo Herald relataram que as multidões começaram a se reunir no início da manhã, ao Showtime se transformando em uma “grande massa amontoada”.
Enquanto a batalha entre os boxeadores e os soldados marcou a grande final de cada apresentação, Cody e Salsbury não pouparam despesas. “Era de fato um empreendimento enorme e caro”, escreve o autor John R. Haddad, “exigindo 100 cavalos, grandes quantidades de pólvora e explosivos, os mais recentes em canhões e armas de fogo e, claro, a enorme parede de Pequim que apareceu majesticamente sobre uma extremidade da arena”. O elenco sozinho, incluindo os “boxeadores” de Sioux trançado, numerados 500.
O desempenho não tinha nada. Se foi autenticamente fundido ou preciso em todos os detalhes, não tinha nada. Cody e Company eram, acima de tudo, artistas, e se vestidos em Buckskins ocidentais ou sedas chinesas, raramente decepcionavam as massas amontoadas.
Este artigo apareceu originalmente na edição da primavera de 2024 da Oeste selvagem revista.