Fãs descobrem que banda com mais de 500 mil ouvintes no Spotify é criação de IA

Atualidades

A banda Velvet Sundown conquistou rapidamente os holofotes ao alcançar mais de 500 mil ouvintes mensais no Spotify em menos de um mês. Com dois álbuns lançados em junho — Dust and Silence e Floating on Echoes —, o grupo independente chamou a atenção por seu sucesso meteórico.

Mas por trás dos números impressionantes havia um detalhe inesperado: a Velvet Sundown não existe de verdade. O projeto seria, na realidade, fruto da inteligência artificial. As primeiras suspeitas surgiram quando internautas notaram a falta de informações sobre os integrantes.

Nenhuma foto real de Gabe Farrow, Lennie West e Orion “Rio” Del Mar foi encontrada. O mistério aumentou após a criação de um perfil no Instagram, onde a banda publicou imagens claramente geradas por IA, confirmando as desconfianças de muitos fãs.

Mesmo assim, no início da carreira relâmpago, a Velvet Sundown recebeu elogios nas redes sociais. “Continuem assim, a música de vocês é incrível”, comentou um usuário no Instagram, ao ver a capa de um dos álbuns.

Outros, no entanto, já apontavam para o uso de inteligência artificial na criação do grupo. No próprio Spotify, a banda se apresenta como responsável por um som “alt-pop cinematográfico e soul analógico dos sonhos”. Os dois álbuns lançados no dia 5 de junho somam 26 faixas — 13 em cada disco.

Leia também:



Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *