Fux vota para absolver Almir Garnier de todos os cinco crimes apontados em denúncia da PGR

Fux vota para absolver Almir Garnier de todos os cinco crimes apontados em denúncia da PGR

Politica

Almirante Almir Garnier, durante interrogatório no STF
Ton Molina/STF
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier de todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República em denúncia.
🔎 O ex-comandante da Marinha responde pelos crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Com isso, o placar, no caso do almirante, está 2 a 1 pela sua condenação nos cinco crimes.
🔎O que diz a PGR? A PGR afirma que Garnier integrava o núcleo crucial da organização criminosa que teria tentado impedir a posse de Lula. A acusação afirma que ele teria colocado a Marinha à disposição de Bolsonaro para sustentar um projeto de ruptura, reforçando o braço militar da trama.
No seu voto, Fux disse que não há provas de que o ex-comandante da Marinha teria praticado os crimes imputados a ele pela PGR.
Ainda durante o voto, Fux:
minimizou reunião das Forças Armadas para discussão da minuta golpista;
disse que deve se ter prova cabal para condenar e que há dúvida quanto à conduta de Almir Garnier em reuniões nas quais ações golpistas teriam sido discutidas;
afirmou que PGR inovou em fatos da denúncia, como a inserção na acusação de um desfile militar realizado no dia em que o Congresso se reunia para analisar voto impresso.

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.