Lewandowski anuncia criação de comitê de enfrentamento da crise do metanol

Lewandowski anuncia criação de comitê de enfrentamento da crise do metanol

Politica

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante coletiva de imprensa no Ministério da Justiça.
Reprodução/ CanalGov
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (7) que foi criado um comitê de enfrentamento da crise do metanol. A fala do ministro ocorreu durante uma reunião com indústrias de bebidas alcoólicas e associações de combate à falsificação.
“Chegamos à conclusão de que é Importante montar um comitê de enfrentamento da crise do metanol, informal, onde possa haver troca de informações, de boas práticas e anúncios das providências para avançarmos mais rapidamente na solução do problema”, explicou.
O país vive uma crise de intoxicação por metanol. O Ministério da Saúde confirmou 225 notificações de intoxicação dessa natureza até 5 de outubro de 2025, sendo 16 casos confirmados e 209 em investigação (leia mais abaixo).
Tecnologia desenvolvida em São Carlos detecta metanol nas bebidas em 1 minuto
Ao todo, 15 mortes foram registradas, duas confirmadas e treze ainda em apuração. Cerca de 85% das ocorrências se concentram em São Paulo, segundo o boletim divulgado pela pasta.
Em São Paulo, o governo estadual confirmou 14 casos e duas mortes, além de sete óbitos sob investigação.
A Polícia Civil intensificou as operações em adegas e distribuidoras da capital e do interior, com prisões de suspeitos e apreensão de milhares de garrafas de bebidas adulteradas.
As ações contam com apoio da Vigilância Sanitária e do Instituto de Criminalística, que analisa amostras recolhidas em vários municípios.
A nível nacional, o Ministério da Justiça acompanha e já colocou à disposição à disposição dos estados e do Distrito Federal a estrutura pericial da Polícia Federal (PF) para identificar o “DNA do metanol”.
– Esta reportagem está em atualização

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.