Missa marca início do segundo dia da Assembleia Regional de Pastoral

Missa marca início do segundo dia da Assembleia Regional de Pastoral

Religião

Na manhã desta quarta-feira (20), os participantes da Assembleia Regional de Pastoral iniciaram o segundo dia de atividades reunidos em torno do altar para a celebração da Eucaristia. A missa foi presidida por dom Rubival Cabral, bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), e concelebrada por dom Juraci Gomes de Oliveira, bispo de Amargosa (BA), e pelo padre Edvaldo Oliveira, administrador da diocese de Teixeira de Freitas (BA).

“Um caminho bonito de exercício sinodal é o nosso encontro nesta casa, nesta tenda, para escutar o Senhor Bom Jesus, que não desiste de nenhum de nós, nos ama até o fim e nos convida a caminhar juntos na aventura do Reino, desafiando-nos à conversão. A proposta do Reino sempre nos impacta e, por vezes, desmonta as estruturas que criamos para organizar e viver os caminhos da fé. No Evangelho de hoje, Jesus inverte essa lógica: muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros. Esta parábola, contada por Jesus com tanta vivacidade, é um aviso ao povo de Israel: o primeiro a ser chamado deve alegrar-se com o surpreendente uso que o Senhor faz da liberdade em relação aos últimos — pagãos, publicanos, pecadores”, disse Dom Rubival.

O prelado também destacou que o Evangelho de hoje é “também um aviso a nós, cristãos e lideranças, para que nos convertamos aos critérios de Deus. O Reino não se conquista por riqueza, empoderamento ou status. Não se conquista por méritos próprios, mas é um dom gratuito, devendo ser acolhido com humildade e gratidão”, afirmou.

---- Continua após a publicidade ----

A liturgia da manhã reforçou o espírito de unidade e de comunhão que tem marcado todo o encontro, fortalecendo os laços de fé e de missão entre as (arqui)dioceses da Bahia e de Sergipe. E, com o olhar voltado para o regional Nordeste 3, dom Rubival também destacou que “temos um bonito instrumento sinodal que são os nossos subsídios, que promovem a formação dos discípulos missionários, articulando rodas de conversas, centradas na escuta, leitura da palavra de Deus, nos documentos do magistério, na partilha, na oração e no discernimento, gerando comunidades discipulares no compromisso efetivo e afetivo, no cuidado com a fragilidade da vida humana e no cuidado da casa comum”, afirmou.

Nesta missa, todos também louvaram e agradeceram a Deus pelos 25 anos da Equipe de Subsídios, responsável por preparar materiais que são utilizados em momentos importantes, como Novena de Natal, Quaresma e Mês da Bíblia. Para marcar este tempo de caminhada, cada bispo recebeu uma placa comemorativa.

Com a celebração, os participantes foram convidados a viver este novo dia de trabalhos pastorais iluminados pela Palavra de Deus e sustentados pela espiritualidade, preparando o coração para os momentos de reflexão e partilha que seguirão ao longo da programação.

 

 

Texto e fotos: Sara Gomes | Nordeste 3

 

Fonte Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.