O que é uma mentalidade de crescimento e por que você precisa dela?

O que é uma mentalidade de crescimento e por que você precisa dela?

Motivacional

A idéia de crescimento é um conceito positivo, mas discernir o que significa quando se trata de nosso estado mental e como isso afeta nossas vidas pode parecer complicado. O que é uma mentalidade de crescimento? Como isso nos ajuda em nossas vidas pessoais e profissionais? De que maneira uma mentalidade de crescimento nos ajuda a ter sucesso e como vamos desenvolver uma?

Junte -se a nós enquanto mergulhamos no que parece ter uma mentalidade de crescimento. Descubra as diferenças entre uma mentalidade fixa e de crescimento, os benefícios que você pode esperar e dicas práticas que o ajudarão a explorar o poder de sua mentalidade e avançar em direção ao sucesso.

O que é uma mentalidade de crescimento?

O que significa ter uma mentalidade de crescimento? É a crença de que uma pessoa pode melhorar suas habilidades e conhecimentos através da prática e estudo. É um estado de espírito otimista que torna uma pessoa mais resiliente e adaptável diante de desafios e fracassos. Aqueles com uma mentalidade de crescimento estão mais dispostos a correr um risco e até falhar, às vezes muitas vezes, antes de encontrar sucesso. No entanto, eles não estão tentando falhar. Em vez disso, eles sabem que as sementes do sucesso se escondem em algumas das falhas mais espetaculares.

Primeiro popularizado no livro Mentalidade: a nova psicologia do sucesso, por Carol DweckPh.D, o conceito de mentalidade de crescimento é baseado em pesquisas que ela e colegas fizeram ao longo de vários anos. Eles queriam saber por que alguns estudantes se recuperaram de contratempos e outros lutaram. Através de suas pesquisas, eles descobriram que as pessoas que possuem certos traços, como otimismo, persistência e resiliência, eram mais propensos a se recuperar de falhas e decepções.

Incorporando o ideal de melhoria constante, uma mentalidade de crescimento leva você a se tornar um líder melhor e até melhorar seu caráter moral. Com o esforço, você pode alcançar mais carreira e sucesso pessoal e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.

No entanto, uma mentalidade de crescimento não é uma solução rápida para a adversidade ou os desafios. Em vez disso, define como percebemos e lidamos com eles.

Mentalidade de crescimento versus mentalidade fixa: qual é a diferença?

Agora que cobrimos a definição da mentalidade de crescimento, vamos explorar como ela se compara a uma mentalidade estática ou fixa. A diferença entre uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa é bastante direta – o crescimento das mentalidades convidam mudanças, enquanto as mentalidades fixas tendem a resistir a ela.

A mentalidade de crescimento

Em Mentalidade: a nova psicologia do sucesso, Dweck afirma que uma “mentalidade de crescimento se baseia na crença de que suas qualidades básicas são coisas que você pode cultivar através de seus esforços”.

Uma mentalidade de crescimento incentiva o desenvolvimento da flexibilidade e resiliência que permitem que as pessoas cresçam através de desafios. Alguém com uma mentalidade de crescimento busca crescimento pessoal através da aprendizagem e crescimento. Eles estão animados com a perspectiva, mesmo (e às vezes especialmente) se cometem erros durante o processo. De fato, eles tendem a se concentrar mais no processo e ver os erros como informações que os ajudam a melhorar.

As pessoas que pensam em crescimento estão curiosas sobre o mundo e frequentemente estabelecem metas ambiciosas para alcançar novas certificações profissionais ou aprender a projetos de melhoria da casa de DIY-não porque devem, mas porque desejam crescer.

A mentalidade fixa

Aqueles com uma mentalidade fixa podem acreditar que não são capazes de aprender coisas fora de suas atividades normais. Esse tipo de mentalidade atribui um valor mais alto às habilidades, inteligência e tendências existentes – elas costumam ver essas características como imutáveis e podem dizer: “Não sou bom em marca pessoal”. Eles aceitam esse auto-julgamento como um fato imutável e não acreditam que podem mudar.

No entanto, ter uma mentalidade fixa nem sempre é uma coisa ruim. Por exemplo, uma mentalidade fixa lhe diria que você não pode voar. Não importa quantas vezes você sonha em pular esse penhasco e voar para o pôr do sol, sua mentalidade fixa diz que você não brotará magicamente asas no caminho para baixo. Esse tipo de mentalidade fixa reconhece limitações reais que podem mantê -lo seguro.

Segundo Dweck, a maioria das pessoas tem uma combinação de um crescimento e mentalidades fixas, mesmo que algumas pareçam alinhar naturalmente com crescimento ou aspectos fixos.

Características de uma mentalidade de crescimento

O objetivo de uma mentalidade de crescimento é construir maior resiliência; Aqueles que aprendem novas habilidades e assumem riscos inevitavelmente enfrentam contratempos ao longo do caminho. Indivíduos com uma mentalidade de crescimento têm pelo menos algumas dessas características em comum:

  • Resiliência
  • Persistência
  • Otimismo
  • Adaptabilidade
  • Curiosidade
  • Usando consistentemente a conversa interna positiva
  • Vontade de abraçar feedback e crítica
  • Visualizar o fracasso é uma oportunidade
  • Capacidade de abraçar a mudança
  • Desejo de inspirar e incentivar os outros a crescer

Benefícios do desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento

O desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento vem com certos benefícios, incluindo a confiança natural aprendida por tentativa e erro. A introspecção e a auto-avaliação honesta que uma mentalidade de crescimento exige podem quase se tornar uma superpotência, pois incentiva você a se concentrar no progresso e na melhoria, em vez de se preocupar se você é “inteligente o suficiente”. Você começará a ver as coisas de maneira diferente, poderá se adaptar aos desafios e às mudanças de circunstâncias e se tornar mais resiliente.

Aqui está como pode parecer:

Você decide aprender uma nova habilidade, que naturalmente leva à próxima. Como você está construindo sobre a base existente de experiências anteriores, fica mais fácil aprender ainda mais novas habilidades.

Ao adquirir novas habilidades e conhecimentos, você também ganhará confiança, o que pode aumentar sua motivação para aprender ainda mais.

No entanto, você está fazendo mais do que apenas adquirir novas habilidades e conhecimentos. Você também está aumentando suas capacidades de solução de problemas e capacidade de pensar de forma criativa, e está se tornando mais disposto a correr um risco em algo novo.

Depois de um tempo, você poderá identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções criativas. Tudo isso leva a um maior sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Como visto no exemplo acima, os benefícios de uma mentalidade de crescimento podem ser progressivos e poderosos.

Como desenvolver uma mentalidade de crescimento

Se você sente que tem uma mentalidade fixa, já está a caminho do crescimento. Discernir onde você pode ter uma mentalidade fixa pode ser um primeiro passo poderoso para alterá -la. Qualquer pessoa que o acusa de ser consertado, menos capaz ou menos astuto está operando a partir de uma mentalidade fixa. Você já tem a vantagem. Então, vamos trabalhar.

As melhores práticas para o desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento são surpreendentemente simples. Na verdade, eles são quase o material das banalidades. Não seja desdenhoso. As verdades são reais, mas eles tomam trabalho, comprometimento e energia de sua parte.

Ao cultivar uma mentalidade de crescimento, continue trabalhando o seguinte constantemente:

  • Abraçar desafios. Diga “sim” para a próxima tarefa difícil oferecida a você, mesmo que você não esteja confiante de que é a pessoa certa para o trabalho.
  • Reconheça suas fraquezas. Conheça -os, mas com o compromisso de melhorá -los, use -os em sua vantagem ou a redor deles.
  • Transforme a conversa interna negativa. Como conversamos consigo mesmos afeta nossa autopercepção e, finalmente, o que dizemos aos outros. Comece pequeno e cresça. “Eu falhei em uma tarefa importante” se torna “eu vejo onde errei e o que posso consertar na próxima vez”.
  • Aprenda com as críticas, mas não leve para o lado pessoal. Analise as críticas o mais objetivamente possível. Aprenda com o que é útil e descarte o resto. Não gaste dias morando em coisas que seus críticos esqueceram em poucos minutos.

Exemplos de uma mentalidade de crescimento

Como mostrado acima, há muitos benefícios no desenvolvimento desse tipo de mentalidade e pode ser desenvolvido com alguma prática e esforço. Para olhar para o cenário geral, vamos considerar alguns exemplos de uma mentalidade de crescimento. Essas perspectivas e ações podem ajudar em sua carreira, relacionamentos e bem-estar:

  • Assumindo desafios como oportunidades de crescer e aprender
  • Aceitar e usar o feedback como uma maneira de melhorar
  • Se esforçando para aprender e dominar novas habilidades
  • Continuando a perseverar diante dos obstáculos
  • Tomando iniciativa no local de trabalho e buscando novas maneiras de contribuir
  • Ter uma perspectiva de aprendizado ao longo da vida e busca de novas oportunidades de aprendizado
  • Sendo flexível e se adaptando para mudar quando necessário
  • Em vez de se esquivar da competição, use -o como um motivador útil

Mude sua mentalidade e mude sua vida

Aqueles com uma mentalidade de crescimento fazem mais do que aceitar críticas com graça – eles a encorajam. Não importa onde você esteja em sua jornada de crescimento pessoal, é possível cultivar uma mentalidade de crescimento, mesmo que você tenda a uma mentalidade fixa.

Ao adotar a conversa interna positiva e começar pequena, você pode desenvolver uma mentalidade que o ajude a prosperar e o leva a mais sucesso na vida. Então abandone a conversa autolimitada e comece hoje.

Foto de Jacob Lund/Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *