O cardeal e professor de teologia argumentou em 18 de julho que, de acordo com o entendimento bíblico, o casamento existe apenas entre um homem e uma mulher.
---- Continua após a publicidade ----
Os bispos alemães são divididos acentuadamente sobre a implementação de diretrizes de bênção para casais do mesmo sexo, com uma pesquisa abrangente por Katholisch.de Revelando divisões gritantes em todo o país 27 dioceses, três meses após a publicação do controverso folheto pastoral.
Cinco dioceses – Colônia, Augsburg, Eichstätt, Passau e Regensburg – se recusaram explicitamente a implementar o folheto, todos referenciando os do Vaticano Fiducia Supplicans como seu padrão.
Onze dioceses alemãs endossaram oficialmente ou pelo menos mantêm práticas pastorais alinhadas com as diretrizes de não vinculação intituladas “Segen Gibt der Liebe Kraft” (“Bênçãos dão força ao amor”)que foram emitidos pela conferência dos bispos alemães e pelo Comitê Central de Católicos Alemãos (ZDK).
As 11 dioceses restantes adotaram várias posições intermediárias, com algumas expressando cautela sobre a implementação do folheto ou adiando a discrição pastoral individual.
Augsburg descreve as objeções
A diocese da Baviera de Augsburg forneceu uma crítica substantiva ao folheto alemão, com o bispo Bertram Meier identificando vários pontos em que a orientação entra em conflito com o ensino do Vaticano.
Ele observou isso enquanto Fiducia Supplicans Enfatiza que essas bênçãos não devem ser promovidas ou ter um ritual prescrito, o folheto alemão fala explicitamente de “celebrações de abençoação” e pretende avaliar experiências com essas bênçãos.
A diocese também expressou preocupação de que o folheto sugere “o design planejado e esteticamente atraente de uma celebração de bênção litúrgica” com música e canto, o que contradiz a orientação do Vaticano para breves bênçãos espontâneas.
A Iniciativa Católica Neuer Anfang – “Novos Começos” – criticou acentuadamente as diretrizes alemãs, argumentando que promovem “o oposto das intenções declaradas” do Papa Francisco e contradizem o propósito original de Fiducia SupplicansAssim, relatou CNA DeutschParceiro de notícias em língua alemã da CNA.
Novos começos afirmam que muitos bispos alemães são falhando em defender A ética sexual católica em suas abordagens de implementação, alertando que o folheto incentiva as práticas que vão muito além do que o documento do Vaticano imaginou.
O cardeal Müller condena fortemente a ‘fraude’
O ex -chefe da doutrina do Vaticano, Gerhard Ludwig Müller Die TagesPost.
O cardeal Müller comparou a situação atual à negociação de indulgência medieval, que “colocou em risco a salvação eterna de enganadores e enganou e nos trouxe a contínua divisão do cristianismo até hoje”.
O cardeal e professor de teologia argumentou em 18 de julho que, de acordo com a compreensão bíblica, o casamento existe apenas entre um homem e uma mulher, fazendo ritos de bênção eclesiástica para situações irregulares da vida, tanto “ineficazes diante de Deus” quanto constituindo “fraude piedosa” para com os participantes, CNA Deutsch relatado.
Nos escritos anteriores, o cardeal Müller alertou que Fiducia Supplicans – que recebeu um reação mista Em todo o mundo – era “confuso” e contraditório com documentos doutrinários anteriores.
Algumas dioceses prosseguem com a implementação
Apesar dessas sérias preocupações e críticas, as dioceses do norte da Alemanha de Limburg, Osnabrück e Trier publicaram as orientações em seus boletins oficiais.
A diocese de Würzburg está chegando ao ponto de promover “serviços de bênção” para casais do mesmo sexo em exposições de casamento, informou Katholisch.de.
O bispo Georg Bätzing, de Limburg, que também atua como presidente da conferência dos bispos alemães, alegou que a implementação da orientação visa fortalecer as pessoas em parcerias “que vivem juntos em amor e responsabilidade”.
Em Mainz, o bispo Peter Kohlgraf recomendou sua equipe “prosseguir de acordo com o folheto em sua prática”. Ao mesmo tempo, a diocese de Fulda expressou apoio, descrevendo o documento controverso como “um passo importante em direção a uma igreja que é orientada para as realidades da vida das pessoas e respeita o amor em todas as suas expressões”.

