John J. Crittenden

Para os antagonistas do sul na Guerra Civil, um desejo afins de paz dá errado

Histórias

Em 18 de dezembro de 1860, John J. Crittenden, de Kentucky, apresentou um plano de compromisso ao Senado dos EUA. Apenas dois dias depois, a Carolina do Sul se tornaria o primeiro estado a se separar do sindicato e, dentro de seis semanas, mais seis estados do sul seguiriam o exemplo. Mas enquanto os comedores de fogo de Dixie estavam dirigindo seus estados que Pell-Mell em direção à desunião, o senador Crittenden e outros moderados estavam trabalhando para intermediar um ajuste seccional-um que poderia, eles esperavam, acalmou os medos do sul sobre a eleição de Abraham Lincoln e permanecem a maré no sul.

O compromisso de Crittenden seria central para esses esforços durante o inverno e a primavera de 1860-1861. Representou uma tentativa de resolver a questão da escravidão de uma vez por todas, baseando -se na tradição de grandes assentamentos como o comprometimento do Missouri e o compromisso de 1850. De fato, a pedra angular do plano de Crittenden era uma emenda constitucional que dividiria os territórios ocidentais restantes ao longo da linha do Missouri, o salvador, que se destacaria.

Moderados como Crittenden esperavam que isso fosse suficiente para garantir a lealdade dos restantes estados do sul à União. Isso pode, por sua vez, tornar os republicanos mais dispostos a deixar a crise da secessão se desenrolar, e pode eventualmente tornar os estados separados mais dispostos a retornar à União. No entanto, a maioria dos republicanos, incluindo Lincoln, se recusou a aceitar qualquer extensão adicional da escravidão nos territórios. Tentativas de moderadas de empurrar o compromisso de Crittenden Fundaram repetidamente contra essa oposição.

Os comprometidos também lutaram contra a oposição dos secessionistas do sul, que argumentaram que não fazia o suficiente para proteger a escravidão da ameaça de um Partido Republicano Empoderado. Ao longo da crise da secessão, ficou claro que os líderes dos estados secados não tinham interesse em negociação ou retornar à União. Os defensores dos direitos do sul nos estados que não haviam se separado também complicaram o projeto de compromisso; Suas demandas por mais concessões significavam que não havia consenso em torno de Crittenden ou qualquer outra medida de compromisso, mesmo nesses estados.

Os moderados tentaram empurrar o compromisso de Crittenden, mas encontraram oposição de ambos os lados. (Biblioteca do Congresso)

Um desses antagonistas foi John Robertson da Virgínia, um proeminente democrata e juiz de Richmond. O Legislativo estadual o enviou como comissário para os estados secados no início de 1861 e ele retornou com garantias das simpatias dos novos estados confederados com a Virgínia. Eles são “ossos do osso dela e carne de sua carne”, relatou.

O surto de lutar em Fort Sumter em 12 de abril forneceu o impulso pelo qual muitos hardliners do sul esperavam. Abraham Lincoln respondeu emitindo um pedido de 75.000 soldados para abaixar a rebelião no sul e, em curto ordem, Virgínia, Arkansas, Carolina do Norte e Tennessee se separaram e se juntaram à nova Confederação. O início da guerra parecia sinalizar triunfo para militantes como Robertson e desastre para moderados como Crittenden. No entanto, nenhum dos homens aceitaria isso como resultado de seus trabalhos.

Robertson escreveu uma carta para Crittenden perto do final de abril que destacou o quão incerto o futuro apareceu naquele momento. Robertson se recusou a acreditar que a colisão em Fort Sumter necessariamente significava guerra – e rejeitou, além disso, a idéia de que a guerra cumpriria os fins de ambos os lados no conflito. Assim, ele de repente e inesperadamente encontrou seus próprios objetivos alinhados com a de Crittenden, e Robertson implorou ao velho Kentuckiano que renove seus esforços na conciliação.

Do ponto de vista de Robertson, a Guerra Civil não parecia inevitável, mesmo quando os exércitos estavam Massando em ambos os lados da linha Mason-Dixon. A situação representava uma escalada dramática, com certeza, mas no contexto da crise seccional de décadas sobre a escravidão (uma que em outros pontos explodiu em violência), observadores como Robertson podiam imaginar resultados além da guerra intestinal.


John Robertson para John J. Crittenden, 28 de abril de 1861

Caro senhor,
Nenhum homem poderia ter mais sinceramente se esforçar do que você para (resolver) as brigas, cuja fúria crescente, já avançada para o estágio de conflito assassino, ameaça envolver trinta milhões de homens nos horrores da Guerra Civil. No entanto, eu posso ter diferido de você, olhando de uma visão do sul, quanto à aceitabilidade dos termos de ajuste que você propôs, nunca duvidei de que você os considerava justo, ou, pelo menos, como preferível aos males, de outra forma se segue e como o melhor que poderia ser obtido. O evento provou que, por mais moderado que fosse, a facção dominante (o Partido Republicano) se contentaria com ninguém além de degradar o sul. Wellnigh desesperado é a condição para a qual essa facção reduziu este país. O fato agora os olha na cara que o A união é dissolvida Além de toda a esperança de restauração, pelo menos em nossos dias. No entanto, eles estão ameaçando preservar a união pela força. Eles lêem o tumulto agir para milhões de homens, não, para estados soberanos, que devem ser coagido em amizade por seus inimigos no ponto de uma baioneta. Mas, agitando toda a recriminação, não insistindo no absurdo da idéia, ou na impossibilidade de reduzir o sul a uma submissão ignominiosa, ou a certeza de que sua subjugação, se possívelwould defeat the very object their enemies profess to desire (namely, the preservation or restoration of the Union), by converting States into vassal provinces (in that character alone can they remain or enter into it), let us inquire if there are no means by which the anticipated consequence of our family jars (now an accomplished fact), the separation of the States, may be recognized by the ruling faction at Washington, without deliberately repeating the most atrocious crime, e molhando as mãos ainda mais profundas no sangue de seus irmãos. Uma palavra do Deus de orelha longa (Lincoln)que agora segura suas mãos (como ele imagina) os destinos do país, seriam suficientes. Ele tem apenas que dizer: “Que haja paz” e haverá paz. Mas ele e a gangue assassina que ele consulta já choram ‘estragos!’ E solte os cães da guerra. E, no entanto, a estrela da esperança ainda brilha no firmamento nublado. No que é absurdo, como é a idéia de união pacífica ou reunião, ainda pode haver uma separação pacífica; E é para si mesmo, senhor, que, se autorizado a fazê -lo, ainda vou considerar, apesar da diferença acentuada de nossos sentimentos políticos, como um amigo valorizado – é principalmente para você que eu busque uma consumação tão gloriosa. Não desejo que meu nome esteja conectado a um esforço que você possa, provavelmente, considerar totalmente ocioso e que, se você acha que vale a pena tentar, estar mais apto a ter sucesso sem ele. Antes de ir mais longe no momento, permita -me perguntar se será agradável para você divertir os pensamentos que, depois de muita reflexão ansiosa, entraram e tomaram firme posse de minha mente.

É apropriado dizer que meu apelo a você é totalmente sem a sanção ou o conhecimento de quaisquer autoridades constituídas, estados ou federais. Foi sugerido mesmo, mas para dois indivíduos; No julgamento de um deles, você mesmo repousaria grande confiança. Recebi o incentivo decidido para fazê -lo.

Uma resposta imediata, se for conveniente, me obrigará muito.

Com grande e respeitosa consideração, sua,
John Robertson


Por todas as suas discordâncias, Crittenden deve ter encontrado algum incentivo no desejo de paz de Robertson. Robertson ainda parecia esperar que a secessão pudesse ser realizada pacificamente, mas Crittenden via a paz como um meio de promover o compromisso e a reunião também. Um mês após a carta do antigo, Crittenden presidiria uma convenção em Frankfort, Kentucky, que renovaria o compromisso de Crittenden como base para o ajuste secional. “Whether any such constitutional guarantees would have the effect of reconciling any of the seceded States to the government from which they have torn themselves away we cannot say,” the convention declared, “but we allow ourselves to hope that the masses in those States will in time learn that the dangers they were made to fear were greatly exaggerated, and that they will then be disposed to listen to calls of interest and patriotism, and return to the family from which they have gone out.”

Enquanto isso, Crittenden também seria fundamental no esforço de manter o Kentucky neutro na Guerra Civil. Ele visitava o estado defendendo essa política, argumentando que deixaria o Kentucky bem colocado para atuar como mediador no conflito. Os Kentuckianos podem não ser capazes de parar a luta que se seguiu, mas certamente parecia uma alternativa melhor para ele do que o envolvimento ativo na guerra.

Uma semana antes da Conferência de Frankfort em 20 de maio de 1861, o governador de Kentucky emitiria uma proclamação declarando a neutralidade do Estado; Nele, ele alegou que este curso ajudaria a promover a paz. Tais esperanças obviamente não conseguiram parar a guerra que se enfureceria por quatro anos e mataria centenas de milhares de pessoas. Ninguém poderia prever o que viria, mas a neutralidade de Kentucky em 1861 – e os esforços de homens como Crittenden e, até certo ponto, Robertson – permaneceu como um monumento às suas diferentes visões para o futuro naquele momento. Essas diferentes visões informaram seu comportamento durante o conflito e, pelo menos no caso de Kentucky, essas idéias ajudaram a moldar os contornos mais amplos da Guerra Civil.


Jesse George-Nichol é um Ph.D. candidato na Universidade da Virgínia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *