Uma pessoa foi morta após um grande incêndio em Keratea, sudeste de Atenas, se espalhou rapidamente, destruindo casas e levando alertas de evacuação.
O corpo de bombeiros diz que o corpo de um homem idoso foi encontrado dentro de sua casa na área de Taggani, perto de onde o incêndio começou.
---- Continua após a publicidade ----
O incêndio eclodiu logo após as 14:00, horário local (11:00 BST) na sexta -feira na área de Manoutso, queimando inicialmente através de grama seca e parcelas de terra.
Na Grécia, mais de 50 incêndios agrícolas e florestais começaram nas últimas 24 horas – um dos piores dias para incêndios florestais neste verão.
Fanses por ventos de até 80 km/h (49 mph), o fogo perto da queratea cresceu rapidamente em tamanho e intensidade. Fumaça espessa e rajadas fortes estão dificultando os esforços de combate a incêndios.
As mensagens de emergência do Serviço de Proteção Civil 112 foram enviadas em rápida sucessão, pedindo a milhares de residentes que deixem as áreas afetadas.
A polícia está em vigor para ajudar nas evacuações e já removeu pelo menos 10 pessoas que se recusaram a deixar suas casas.
As autoridades dizem que sete áreas foram evacuadas: Synterina, Dimolaki, Maliassteka, Agiasma, Charvalo, Drosia e o assentamento de Ari, que foi severamente afetado, com o incêndio varrendo de ponta a ponta. As estradas foram cortadas quando as chamas cruzaram os campos e atingiram áreas residenciais.
O prefeito de Lavreotiki, Dimitris Loukas, disse à emissora pública Ert que o incêndio é “extremamente difícil” de conter e agora se estende mais de sete quilômetros.
Ele disse que as evacuações estão em andamento para todos os residentes nos assentamentos afetados. O incêndio mudou -se para o sul de Manoutso em direção a Drosia, entrando em uma floresta de pinheiros, com ventos agora empurrando -o em direção à área de Anavyssos.
As autoridades alertam que, se não estiver contido em breve, poderá crescer ainda maior.
Uma força de 190 bombeiros, sete equipes terrestres, 44 veículos e o Centro de Operações Móveis “Olympus” – está lutando contra as chamas, apoiadas por 11 aeronaves e sete helicópteros. Tanques e máquinas pesadas da região Attica também são implantadas.
Equipes de bombeiros da República Tcheca e da Romênia se juntaram ao esforço, enquanto as unidades de engenharia do exército estão fornecendo máquinas pesadas para ajudar na contenção.
Mais tarde na sexta -feira, outro grande incêndio eclodiu em Helidoni, no município da antiga Olympia, Western Grécia.
As autoridades regionais implantaram 105 bombeiros, quatro equipes terrestres e 34 veículos para enfrentar o incêndio lá. Eles são apoiados do ar por nove aeronaves e quatro helicópteros.
Os voluntários também ajudaram, usando navios -tanque e outras máquinas.
Os bombeiros dizem que o maior perigo vem de brasas transportadas pelo vento, que estão acendendo vários incêndios. As linhas de energia de alta tensão passam pela área, e as equipes estão trabalhando com urgência para impedir que as chamas os atinjam.
As mensagens de evacuação foram enviadas pelo Serviço de Proteção Civil 112 aos residentes de Grammatikos, Lantzoi, Agios Georgios Lantzoïou, Pournari e Irakleia na unidade regional de Ilia, aconselhando -os a se mover em direção à cidade de Pyrgos.
As equipes de bombeiros estão lutando contra as chamas em Grammatikos, Lantzoi, Helidoni e Irakleia, com ventos fortes levando o fogo perigosamente perto de Pelopio e o sítio arqueológico da Olimpia antiga.
Uma pessoa que estava presa no campo de futebol de Helidoni foi levada ao hospital por ambulância com queimaduras graves nos braços.
Cerca de 80 bombeiros, três equipes terrestres, 25 veículos e recursos da autoridade local estão em cena. Seis aeronaves e três helicópteros estão ajudando o ar.
As autoridades alertaram que o risco de outros surtos permanece severo, principalmente em Attica, Peloponeso e Western Greece.

