
Proposta visa melhorar acessibilidade e segurança para pedestres em cinco pontos estratégicos da cidade
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O vereador Emivaldo do Santana (União Brasil), teve requerimento aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, 18/08, solicitando a construção de passarelas asfálticas em alto-relevo sobre vias com paralelepípedos. A iniciativa, registrada sob o número 161/2025, tem como objetivo principal garantir maior acessibilidade e segurança para pedestres, especialmente pessoas com mobilidade reduzida.
Cinco Pontos Estratégicos Contemplados
O projeto do vereador Emivaldo identifica locais específicos no centro de Porangatu onde a implementação das passarelas se faz mais necessária:
1. Rua Goiás: Travessia entre a Prefeitura Municipal e o Sicredi
2. Rua Coronel Martins: Travessia entre a Prefeitura Municipal e PSF Dra. Dorila
3. Rua 07: Travessia entre Banco do Brasil e Banco Bradesco
4. Rua 06: Travessia entre a Sicoob e loja Morenta
5. Rua 05: Travessia entre Farmácia Terra e a loja Pele Morena
O Problema das Vias de Paralelepípedos
As ruas com pavimentação em paralelepípedos, embora tenham valor histórico e estético, apresentam desafios significativos para a mobilidade urbana. O piso irregular característico deste tipo de pavimentação pode criar barreiras para:
Cadeirantes: Dificuldade para manobrar cadeiras de rodas
Pessoas idosas: Risco aumentado de tropeços e quedas
Usuários de muletas ou andadores: Instabilidade na locomoção
Pais com carrinhos de bebê: Desconforto e dificuldade de movimentação
Pessoas com deficiência visual: Irregularidades podem causar desorientação
Solução Inovadora e Inclusiva
As passarelas asfálticas em alto-relevo propostas pelo vereador Emivaldo representam uma solução inteligente que concilia preservação do patrimônio urbano com acessibilidade. Essa alternativa permite:
✅ Manter o charme histórico das ruas de paralelepípedos
✅ Criar faixas lisas e acessíveis para travessia de pedestres
✅ Garantir segurança em pontos de grande movimento
✅ Promover inclusão social para pessoas com mobilidade reduzida
Por Marcelo Toler, Foto: Paulo Cesar | Comunicação Câmara
LEIA REQUERIMENTO NA ÍNTEGRA:
