Um vereador de Curitiba propôs homenagear o guru da extrema-direita batizando o nome de uma escola com o nome de Olavo de Carvalho. A proposta, de autoria do vereador Bruno Secco (PMB) diz que a proposta se respalda numa passagem do escritor pela capital paranaense, no começo dos anos 2000.
Leia também: Filha de Olavo de Carvalho denuncia que seita criada pelo pai era envolvida com pornografia infantil
O parlamentar defendeu se tratar de “uma oportunidade de incentivar o interesse pela busca do conhecimento, pelo pensamento livre e pelo debate de ideias, valores fundamentais para a formação de cidadãos”. Ele menciona ainda o reconhecimento de uma suposta contribuição à cultura nacional.
Olavo de Carvalho se dizia filósofo e ficou conhecido por ser o guru intelectual da extrema-direita, em especial do bolsonarismo. Apesar disso, ele nunca se formou e atuou, durante muitos anos, astrólogo. Ele também ficou conhecido por espalhar fake news e pseudociências, como dizer que o planeta Terra era plano.
Filha do escritor, Heloisa Carvalho considerou a proposta uma indecência “nomear uma escola com o nome do Olavo de Carvalho que deixou 4 dos 8 filhos sem escola, inclusive eu que até hoje sofro pela falta de alfabetização na idade correta e ele, Olavo, não tinha o ensino médio completo pois abandonou a escola”.
Leia também:
Vereadora de Goiânia propõe criação de Medalha Olavo de Carvalho a intelectuais